Polícia Civil investiga crimes de maus-tratos contra cachorros em duas cidades do Sul de Minas
06/11/2023
(Foto: Reprodução) Em Perdões, homem foi preso suspeito de agredir dois cachorros e atirar em um deles. Já em Nova Resende, uma mulher agrediu o animal após ele comer uma roseira recém-plantada. Agressão contra animais: pena pode ser de reclusão até 5 anos
A Polícia Civil investiga dois casos de crimes de maus-tratos registrados durante este fim de semana no Sul de Minas. As ocorrências foram registradas em Perdões e Nova Resende. Em um dos casos, um cão foi agredido pela própria tutora após ter comido uma roseira que ela tinha plantado.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Em Perdões, um homem foi preso no sábado (4) após denúncia de maus-tratos. Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras, a equipe se dirigiu à casa do suspeito e no local encontrou os cães com sinais de agressão. Um deles, conforme a PM, apresentava marcas de tiro que teriam sido provocadas por arma de pressão.
Crimes de maus tratos a cães marcam o fim de semana no Sul de Minas
Policia Militar Ambiental
O suspeito foi preso em flagrante e conduzido à delegacia. Ele responderá pelos crimes de maus tratos e posse ilegal de arma de fogo, conforme informou a polícia.
Já os animais foram recolhidos e encaminhados para a Associação de Protetores de Animais de Perdões.
Cão é agredido em Nova Resende
Já em Nova Resende (MG), a Polícia Civil abriu inquérito para investigar um caso de suspeita de maus-tratos cometido contra um cão, que foi agredido pela própria tutora. Imagens enviadas à polícia mostram a mulher, de 53 anos, agredindo violentamente o animal com uma tábua. O caso aconteceu no domingo (5) no bairro Vila Dorinto Morato.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Manoel Nora, a denúncia foi feita pela Associação de Proteção Animal da cidade. A mulher foi ouvida e liberada, mas vai responder por maus-tratos. Ela confirmou ser ela nas imagens.
Em depoimento, conforme o delegado, ela alegou que a motivação da agressão após cão ter comido uma roseira que ela havia recém plantado. Exaltada, ela passou então a agredir o animal com um pedaço de tábua.
O animal, que apresentava muitas lesões, foi levado para uma clínica veterinária, onde foi submetido a consulta e exames. O animal vai ficar em um lar temporário, conforme informações da polícia. A mulher possui outros animais em casa, mas como eles não apresentavam sinais de agressão, vão permanecer com ela.
Lei Sansão
Sancionada em 2020, a Lei Sansão estabelece pena de 2 a 5 anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos.
O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos contra esses animais. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal.
O termo "reclusão" indica que a punição pode ser cumprida em regime inicial fechado ou semiaberto, a depender do tempo total da condenação e dos antecedentes do réu.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas